Mitos e verdades em outros países
Depois da confirmação – deu positivo! – vem a alegria. E, depois da alegria, a dúvida. A dúvida, não. Inúmeras dúvidas começam a brotar da cabeça das gestantes, principalmente no começo da gravidez. Mulher grávida pode tingir o cabelo? Gestante pode consumir bebida alcoólica? Atividade física é permitida na gestação? E muitas, muitas outras.
O fenômeno é tão comum que o Google fez um levantamento, em vários países, para averiguar quais são as dúvidas mais frequentes das gestantes. A parte mais interessante da pesquisa, publicada nesta semana pelo jornal New York Times, são as diferenças entre países, revelando a diversidade cultural, expressa também nesse momento de imensa ansiedade.
No Brasil, a pergunta mais frequente refere-se justamente à tintura de cabelo. Na sequência, surgem dúvidas sobre medicamentos, mostrando o receio de mulheres grávidas de prejudicar seu bebê no caso de precisar combater uma simples dor de cabeça. Na maioria dos outros países, as dúvidas mais recorrentes referem-se a alimentos e bebidas – camarão, vinho, café e até cream cheese são questionados. Outra dúvida recorrente diz respeito a viagens de avião e manter relações sexuais durante a gestação.
Confira as dúvidas mais frequentes, por países:
Estados Unidos: comer camarão, beber vinho, beber café
Reino Unidos: comer camarão, comer salmão defumado, comer cream cheese
Austrália: comer cream cheese, comer camarão, comer bacon
Nigéria: beber água gelada, beber vinho, beber café
Índia: comer pizza, comer manga, comer banana
Cingapura: beber chá verde, tomar sorvete, comer durião (fruta típica da Ásia)
Espanha: comer patê, comer presunto, tomar paracetamol
Alemanha: viajar de avião, comer salame, fazer sauna
Brasil: tingir o cabelo, tomar dipirona, tomar paracetamol
México: beber café, manter relação sexual, beber chá