Mulher grávida pode fazer exercícios: mito ou verdade?
Voltar à forma física de antes do parto não é uma tarefa que acontece de um dia para o outro. “Tudo começa no pré-natal, procurando manter uma alimentação equilibrada e uma atividade física constante, desde que não estejamos diante de uma gravidez de risco”, esclarece Dr. Mauro Grynszpan, obstetra da Pro Matre Paulista.
Mulheres que já praticam exercícios físicos antes de engravidar devem manter essa atividade durante a gravidez, no entanto devem ter cuidados especiais. Antes de qualquer coisa, é preciso consultar um médico para que ele avalie o risco dessa prática para a saúde do bebê. Se essas mulheres não mantiverem o hábito de praticar uma atividade física, elas correm o risco de engordar mais do que deveriam.
Procure evitar atividades menos localizadas no abdome e modalidades de alto impacto, como vôlei, basquete, corrida com velocidade, entre outros. “Caminhadas ao ar livre, esteira, hidroginástica, musculação leve para membros superiores e inferiores não só estão liberados como são recomendáveis”, aconselha.
Para ter uma ideia do ganho de peso ideal na gestação, basta aplicar a seguinte fórmula: 6 quilos + 5% do peso da mulher antes de engravidar. Lembre-se: a atividade física sempre deve ser acompanhada por uma dieta saudável e balanceada.