Mulheres com mais de 35 anos não podem doar óvulos: mito ou verdade?
É verdade. De acordo com as novas regras para as técnicas de reprodução assistida, divulgadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mulheres acima de 35 anos não podem doar óvulos. A partir dessa idade, elas passam a produzir óvulos com qualidade inferior e em menores quantidades.
Essa medida pretende reduzir a chance de um bebê, concebido a partir de alguma dessas técnicas, nascer com síndromes cromossômicas. A resolução também restringe a idade masculina para a doação de espermatozoides – em 50 anos. Os homens também estão sujeitos a uma diminuição na qualidade dos espermatozoides.
A regulamentação das técnicas de reprodução assistida ainda prevê um limite para a quantidade de embriões implantados na paciente que se submete às técnicas de reprodução assistida. Só poderão ser transferidos para o útero da receptora até quatro embriões. O objetivo dessa mudança é reduzir o número de gestações múltiplas nesses procedimentos.
Outra mudança determina que a idade máxima para uma mulher se inscrever em programas de reprodução assistida é de 50 anos. A partir dos 40 anos, a gestação torna-se arriscada para todas as mulheres. Essa medida visa reduzir o número de complicações na gravidez, como hipertensão e diabetes gestacional.
Fonte: Portal Bebê.com
Leia a matéria completa, aqui.