Mulheres com TPM têm mais alteração de humor na gravidez. Mito ou verdade?
Algumas mulheres têm o humor bastante alterado na fase de tensão pré-menstrual (TPM). A instabilidade emocional é tão grande que elas transitam do choro ao riso, em um curto intervalo de tempo. Quem nunca sentiu aquela vontade repentina de desaparecer quando estava nesses dias?
“Geralmente, quando essa instabilidade emocional já faz parte da mulher, isso se acentua na gestação. Se ela tem algum indício de depressão, ele também é acentuado depois que nasce o bebê”, explica a psicóloga Salete Arouca.
Os parceiros devem ter ainda mais paciência nessa época. Eles devem entender que as companheiras não estão daquele jeito porque querem. São as alterações hormonais que acentuam essa instabilidade hormonal. Procure relaxar e esclareça todas as suas dúvidas. A informação é o principal trunfo contra a ansiedade.
Relacionado a este assunto, há outro tema recorrente nos consultórios e maternidades: é verdade que mulheres mais velhas ficam mais ansiosas na gravidez? Sim. Toda gravidez é motivo de ansiedade. As futuras mamães ficam preocupadas com a saúde do bebê e com possíveis complicações na gestação e no parto. Essa ansiedade pode ser motivo de muito sofrimento nessa fase, pois elas têm a sensação de que não podem fazer nada para evitar que algo de ruim aconteça.
Para as mulheres mais velhas, esse sintoma pode ser ainda pior. “As mulheres que têm idade superior a 35 anos ficam mais ansiosas do que as demais. Elas têm mais medo do parto e de lidar com o recém-nascido”, ilustra Salete. A melhor forma de contornar esse medo é informar-se. Faça um bom acompanhamento pré-natal e esclareça todas as suas dúvidas com o obstetra. Ele será muito importante para trazer mais segurança no parto. Procure um profissional que transmita confiança.