Mulheres mais velhas ficam mais ansiosas na gravidez: mito ou verdade?
Em geral, é verdade. A gestação é um momento de muitas transformações na vida de uma mulher. Ansiedade geralmente é um motivo de muito sofrimento para as algumas futuras mamães. Elas costumam ter a sensação de que não podem fazer nada para evitar que algo de ruim aconteça com seu bebê.
Para as mulheres mais velhas, esse sentimento pode ser ainda pior. “Pelo que eu vejo aqui no hospital, as mulheres que têm idade superior a 35 anos ficam mais ansiosas do que as demais. Elas têm mais medo do parto e de lidar com o recém-nascido”, ilustra Salete Arouca, psicóloga do Grupo Santa Joana.
A informação é a melhor ferramenta na luta contra a ansiedade. Faça um bom acompanhamento pré-natal e esclareça todas as suas dúvidas com o obstetra. Escolha um profissional que transmita confiança.
O apoio da família, e, principalmente, do seu parceiro é fundamental para trazer ainda mais segurança para a sua gestação. Procure envolver seu companheiro nos cuidados com a gravidez e com o bebê. Tenha sempre em mente que você é a pessoa mais importante para seu bebê.