O bebê respira mais rápido do que o normal: mito ou verdade?
Verdade! Quando ouvem o ritmo da respiração do bebê e as batidas aceleradas do seu coração, muitos pais já se preocupam, achando que o seu filhote sofre com alguma doença neonatal. Não se desespere, nem busque uma explicação popular para esse fato.
Por estar em pleno desenvolvimento, o metabolismo do bebê é mais acelerado do que o de uma pessoa mais velha. O organismo demanda uma rápida entrada de oxigênio e saída de dióxido de carbono. Por isso, o neném faz mais movimentos respiratórios que o adulto e tem maior trabalho com a caixa torácica, que ainda não está totalmente desenvolvida. O coração do pequeno trabalha da mesma forma. Para atender a essas demandas metabólicas, deve bombear muito sangue – mantém a frequência cardíaca entre 120 e 150 batimentos por minuto.
Sons estranhos ao respirar podem indicar uma doença. Procure um especialista para que ele diagnostique e trate qualquer complicação. A criança pode estar com uma simples obstrução nasal ou da laringe.
Para evitar preocupações, leve sempre seu filho ao pediatra para uma consulta de rotina. Além de cuidar da saúde, esse profissional é capacitado para responder todas as suas dúvidas.