O que é medicina fetal e qual sua importância na gravidez?

É de conhecimento geral que a gestação é um momento delicado e que exige acompanhamento próximo e contínuo. Esse tipo de monitoramento é essencial para prevenir e detectar precocemente eventuais doenças que possam afetar tanto o bebê como a mãe. 

Neste contexto, é válido destacar que é  estritamente necessário que essa assistência seja especializada e que aconteça  por meio de consultas de pré-natal e uma medicina fetal qualificada. 

E o que isso significa? Calma, pois explicaremos todos os pontos importantes ao longo deste artigo. Nesse post, você entenderá o que é medicina fetal, para que ela serve e quem pode realizá-la. 

O que é medicina fetal?

Medicina fetal é a subespecialidade da ginecologia e obstetrícia  que acompanha a gestação e tem como enfoque o feto. É por meio dela  que os médicos monitoram a saúde do embrião e da mãe e realizam procedimentos e tratamentos. 

Sua aplicação na prática é a realização de testes e exames que assistem o crescimento e desenvolvimento do embrião com o objetivo de prevenir complicações e doenças que podem o acometer. 

Também é por meio dessa especialidade que são realizados tratamentos, correções e procedimentos com o feto dentro da placenta. Dessa forma, é possível contribuir com a manutenção da saúde e qualidade de vida do bebê. 

Para que serve a medicina fetal e qual sua importância? 

A perinatologia é responsável por diagnosticar e tratar gestações de alto risco, malformações, condições genéticas e possíveis complicações que podem acometer o feto. 

Geralmente, é por meio dela que é feito o acompanhamento das gestações de alto risco por serem um grande fator à prematuridade. 

A atuação do  médico fetal vai além de prevenir e tratar doenças. Isso porque ele também deve fornecer sempre informações para a grávida para manter  o período gestacional e saúde do bebê em dia. 

Por exemplo, dados de tempo gestacional, número de fetos, peso, quantidade de líquido amniótico, localização da placenta, síndromes, malformações, entre outros, contribuem para direcionar a abordagem médica. 

Além disso, a especialidade abrange: 

  • acompanhar o pré-natal de casos com alto risco;
  • auxiliar nos problemas de saúde existentes na mãe; 
  • cuidar de gestantes com complicações durante a gravidez ou no parto;
  • verificar o crescimento e desenvolvimento dos bebês através de testes ou procedimentos, como o ultrassom;
  • verificar defeitos congênitos e distúrbios genéticos com testes, amostragem de cordão umbilical ou amostragem de vilosidades coriônicas (cvs);
  • diagnosticar problemas cardíacos e distúrbios sanguíneos em bebês em desenvolvimento, incluindo realização de cirurgias se necessário;
  • monitorar o trabalho de parto e nascimento do bebê;

acompanhar  problemas de saúde da mãe pós-gravidez, como sangramento excessivo, infecções e entre outros.

Dito isso, é certo que a participação do médico fetal é imprescindível para o monitoramento da gestação. Portanto, pesquise muito bem para escolher um  profissional qualificado. 

O que é medicina fetal: como são feitos os exames 

Os exames de medicina fetal englobam testes de sangue e ultrassonografias que são realizadas durante todo período gestacional. Em geral, qualquer exame relacionado à gestação pode fazer parte da medicina fetal, até mesmo o Beta-HCG, o exame que confirma a gravidez. 

Os perfis sorológicos, bioquímicos e genéticos podem auxiliar o diagnóstico de doenças congênitas. Já os testes de ultrassonografia acompanham a morfologia do embrião, seu crescimento e podem visualizar, caso haja, malformações e antecipar patologias. 

Agora que você já sabe o que é medicina fetal, deve estar se perguntando como escolher o melhor serviço, não é verdade? Veja a seguir! 

Como escolher o melhor serviço de assistência?

Em primeiro lugar, você deve optar por um serviço especializado e de referência, com profissionais renomados considerados especialistas no assunto. Procure também um ambiente capaz de proporcionar conforto, atendimento humanizado, estrutura tecnológica e recursos capazes de acolher e intervir quando necessário. 

Para isso, conte com uma infraestrutura cirúrgica de qualidade, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal capaz de realizar qualquer procedimento necessário para a sua saúde e do seu bebê. Além disso, toda a equipe multiprofissional deve ser capacitada para atender as demandas da área. 
Nós da Pro Matre somos um centro renomado e equipado com a tecnologia necessária para melhor lhe atender com um centro cirúrgico focado em medicina fetal e profissionais conceituados na área. Aqui, você gestante e seu bebê terão o atendimento mais humanizado e preparado do mercado. Saiba mais!


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo