O que é uma UTI Neonatal e qual sua importância?

A UTI Neonatal é um ambiente dedicado a receber os bebês prematuros, que nasceram com baixo peso ou com alguma condição que possa comprometer seu crescimento. Esses casos requerem cuidados intensivos e tratamentos específicos para sua melhora. 

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a situação é grave quando um bebê precisa da UTI. Normalmente, esses cuidados são preventivos e servem para propiciar a qualidade de vida à criança. 

Nesse artigo, preparamos um conteúdo explicativo sobre a UTI Neonatal, quando ela é necessária para o recém-nascido e qual a sua importância. Acompanhe!

O que é uma UTI Neonatal?

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal é um local dentro do hospital ou maternidade dedicado para cuidados de recém-nascidos. Assim como qualquer UTI, ela tem o intuito de monitorar e tratar situações consideradas graves ou descompensadas. 

O cuidado neonatal do prematuro que apresentou alguma situação adversa ao nascer, nem sempre significa que ele terá doenças. Por vezes, precisam apenas de uma atenção maior da equipe médica para que possam se desenvolver integralmente, tornando-se aptos a respirar, sugar e deglutir, principalmente quando consideramos a prematuridade.

Aproveite para ler: a relevância da presença da família na UTI Neonatal

Qual é a importância de uma UTI Neonatal para a saúde do bebê?

Quando se trata de crescimento do bebê, os reflexos orgânicos de respiração e deglutição só se desenvolvem a partir da 34ª semana de gestação. Nos casos de prematuridade, o recém-nascido ainda não aprendeu isso de maneira eficaz. 

Por isso, os cuidados da UTI Neonatal são necessários para desenvolver as competências, sem prejudicar a saúde. Por sua vez, esse ambiente hospitalar também tem o objetivo de “bloquear” o aparecimento de doenças que possam acometer o recém-nascido.

Dito isso, é nítido que a Unidade Intensiva Neonatal tem sua importância em promover mais qualidade de vida aos recém-nascidos. Basicamente, é um ambiente protegido para fortalecer as funções em desenvolvimento, ampliando o potencial de crescimento saudável.

Saiba mais: entenda o que significa prematuridade extrema e os cuidados específicos

Quando o recém-nascido precisa de uma UTI Neonatal?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 11,7% dos partos que ocorrem no Brasil são prematuros e, portanto, são mais suscetíveis às complicações que comprometem a saúde. Por prematuridade, considera-se os nascidos antes das 37 semanas de gestação.

Mas, hoje, a admissão na UTI Neonatal atende qualquer bebê que tenha tido complicações ao nascer, doenças pré-detectadas ou diagnosticadas no parto. Para exemplificar, os cuidados intensivos podem ser voltados para:

  • Prematuros;
  • infecções congênitas;
  • insuficiências respiratórias ou cardíacas;
  • icterícia intensa (pele e olhos amarelos);
  • malformações congênitas;
  • e afins. 

Além disso, a presença de infecção materna, como sífilis ou bacteriana, são indicativos de observação e tratamentos da UTI. Aliás, o setor conta com profissionais especializados em avaliar a situação e iniciar os procedimentos necessários para um melhor prognóstico. 

Em suma, a UTI Neonatal é sinônimo de cuidado e segurança, visando proporcionar mais qualidade de vida ao recém-nascido e, também, tranquilidade para a família.  

Quanto tempo um bebê fica na UTI Neonatal?

Visto que a necessidade de uma UTI Neonatal depende da situação do bebê, o tempo de permanência também varia. A internação pode levar de 48 horas até meses, de acordo com as necessidades do recém-nascido e as características da sua condição.

É importante ressaltar que, mesmo com uma equipe médica preparada e experiente, a presença dos pais nesse período é fundamental. Assim, o bebê pode ter segurança e conforto que potencializam seu tratamento e prognóstico.

Leia também: principais cuidados com o prematuro após a alta

Quais profissionais atuam na UTI Neonatal?

Esse setor hospitalar é composto por um equipe médica multidisciplinar e competente. A seguir, elencamos os profissionais do time. Confira! 

  • Neonatologista: médico pediatra especializado em Neonatologia (recém-nascidos até os 28 dias de vida).
  • Pediatra: médico que se dedica ao estudo e tratamento de doenças que acometem as crianças.
  • Enfermeiro Neonatal: responsável por coordenar e planejar todo o atendimento do recém-nascido, organizando a rotina da UTI.
  • Nutricionista: profissional que estuda os alimentos e seus efeitos no organismo. 
  • Fisioterapeuta Neonatal: responsável pelo manuseio do motor e manobras pulmonares no recém-nascido.
  • Terapeuta ocupacional e psicólogo: responsáveis pela saúde psicológica da família perante às condições do bebê, a fim de fortalecer o vínculo materno.
  • Fonoaudiólogo: responsável pela instrução no processo de amamentação.

A propósito, o setor opera 24h por dia e a evolução do bebê é avaliada periodicamente. E, em certos casos, o hospital pode solicitar a presença e avaliação de outras especialidades médicas, como: Cardiologista, Ortopedista, Endocrinologista, Nutrólogo, Gastroenterologista, Neurologista, Otorrinolaringologista, Nefrologista, Urologista, Geneticista, Hematologista, Imunologista, Neurocirurgião, Cirurgião cardíaco e Cirurgião Pediátrico. 

Principais equipamentos da UTI Neonatal

Para resguardar o recém-nascido e tratá-lo com eficácia, a rotina neonatal requer certos equipamentos, inclusive:

  • incubadora: mantém o recém-nascido aquecido e protegido do ambiente externo;
  • monitores cardíacos: verificam a frequência cardíaca;
  • monitores respiratórios: acompanham a frequência respiratória; 
  • cateteres: utilizados para nutrir a criança e administrar a medicação;
  • oxímetro: regula a quantidade de oxigênio que o bebê precisa para o funcionamento correto do corpo;
  • ventiladores mecânicos: usados nos casos que demandam suporte respiratório;
  • sonda gástrica: utilizada para nutrir o bebê.

Afinal, qual é a escolha ideal para seu bebê?

Em casos que necessitem de cuidados especiais, a UTI Neonatal é o melhor lugar para cuidar do seu filho. Seja por nascimento prematuro ou quaisquer outras complicações, a equipe médica estará preparada para receber e tratar o bebê.

Em paralelo, vale lembrar que nem sempre o recém-nascido será internado na UTI. Entretanto, é fundamental contar com ambientes preparados e equipes capacitadas, se a internação for necessária.Ao escolher um hospital para receber seu bebê no mundo, atente-se aos detalhes, pois, mesmo que algo imprevisível venha a acontecer, você terá a certeza desse apoio integral. Aqui na Pro Matre temos a UTI Neonatal totalmente equipada, junto com a Maternidade especializada para acolher você e o recém-nascido com todo o conforto e segurança.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo