Pai também pode ter depressão pós-parto: mito ou verdade?
Verdade. Embora menos conhecida e frequente que a depressão pós-parto das mulheres, a depressão paterna também pode acontecer depois que o casal passa pelo nascimento de um bebê. Enquanto algumas mulheres podem sofrer oscilações de humor muitas vezes por causas fisiológicas, a ocorrência nos pais está mais ligada a questões circunstanciais e psicológicas.
Em alguns casos, o pai sente certo isolamento após o nascimento do bebê. Com a atenção voltada para o recém-nascido, algumas mulheres tendem a relegar o companheiro a um segundo plano, gerando sensação de rejeição em alguns pais.
O afastamento do casal, do ponto de vista sexual, pode ser uma das fontes dessa sensação. “Por ação hormonal, a mulher tem sua libido adormecida durante a fase de amamentação”, comenta Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Para saber mais sobre esse fenômeno cada vez mais comum, que tal conhecer o Espaço Família do site da Pro Matre Paulista? Lá, além desta dica ampliada, você vai encontrar diversas informações sobre a gestação e sobre os primeiros cuidados com o bebê. Acesse!