Parabéns, mamãe, são gêmeos!
Quem não ficaria assustada ao ouvir essa notícia? Ao saber que está grávida, é comum surgirem uma série de dúvidas na futura mamãe. Se ela descobre que está esperando gêmeos, o número de questionamentos e a ansiedade podem até levá-la ao desespero. Preocupações com a vida financeira e com o corpo da mulher são os principais motivos dessa inquietação.
Calma, mamãe. Não é fácil cuidar de dois ou mais bebês ao mesmo tempo, no entanto esse período de aflição poderá ser seguido de muita felicidade. É natural ficar ansiosa, mas é preciso ter calma para aliviar a tensão e esclarecer todas as dúvidas com especialistas competentes. Muitos mitos podem surgir.
É fundamental entender todas as transformações que estão ocorrendo no seu corpo e os cuidados necessários para uma gravidez saudável. Também é preciso tentar compreender o que mudará na sua vida após o nascimento da criança e prevenir-se contra os impactos emocionais que essa gestação múltipla pode trazer.
Converse com médicos e psicólogos. “Muitas pessoas perguntam sobre a chance dos bebês serem idênticos, quais as chances de ter diabetes, pressão alta, se o parto será cesária ou normal, como cuidar de duas crianças, de maneira igual ou diferente”, diz Dr. Wagner Rodrigues Hernandez, obstetra da Pro Matre Paulista.
Qualquer dúvida deve ser bem esclarecida. Os médicos também alertam para a importância redobrada de fazer o acompanhamento pré-natal. Bebês gêmeos têm maior chance de nascerem prematuros, por isso, esse acompanhamento torna-se ainda mais necessário.