Prematuridade: como prevenir?
A prematuridade é a principal causa de morte entre crianças menores de cinco anos de idade. Segundo a OMS, em 2019, ocorreram 900.000 mortes no mundo por causa das complicações do parto prematuro. Três quartos dessas mortes poderiam ser evitadas. Além disso, a prematuridade pode causar sequelas que incluem dificuldades de aprendizagem e problemas visuais e auditivos.
Para começar a falar em prevenção, é fundamental falar em gestação saudável, que inclui uma boa alimentação, longe do cigarro, de bebidas alcoólicas e outras drogas. Além disso, é imprescindível realizar o pré-natal adequadamente, com as consultas e exames na frequência indicada pelo médico. Dessa forma, é possível identificar precocemente fatores de risco e tomar as medidas necessárias para cuidar da mãe e do bebê e evitar um parto prematuro.
Claro que nem todos os casos podem ser evitados, mas, com a assistência correta, as chances de estender a gravidez com segurança são maiores, diminuindo os riscos e sequelas.
Uma vez constatado o risco, o médico pode recomendar medidas como:
- Repouso
- Internação em Unidade Semi-Intensiva
- Ingestão de progesterona
- Medicamentos para combater as possíveis causas
- Cerclagem do colo uterino ou pessário cervical
Fatores de risco para um parto prematuro
- Complicações na gestação, como hipertensão, diabetes gestacional, anomalias do colo uterino, descolamento da placenta ou placenta prévia, malformações e infecções, entre outros;
- Gravidez de gêmeos;
- Histórico de partos prematuros anteriores;
- Idade materna menor de 17 anos ou maior de 35.
Na Pro Matre Paulista, temos a infraestrutura completa para cuidar da gestante e de seu bebê, antes e depois do parto:
- Medicina Fetal: realização de exames para acompanhar o desenvolvimento do feto e realização de procedimentos, quando necessário.
- Unidade Semi-Intensiva: monitoramento da gestante e do bebê 24 horas por dia, com o objetivo de estender a gestação.
- UTI Neonatal: experiente no cuidado de prematuros, com uma unidade voltada especialmente para os prematuros extremos, nascidos até 28 semanas.
- UTI Adulto: quando necessário, a mãe poderá receber todos os cuidados com equipe especializada em saúde da mulher e da gestante.