Recém-nascido pode ser transportado no colo dentro do carro: mito ou verdade?
Isso é um mito. Quando chega a hora de deixar a maternidade, muitos pais ficam inseguros sobre como levar seu filho recém-nascido para casa. Em uma série de três posts, o Dr. Alexandre Lourenço, ortopedista pediátrico da Pro Matre Paulista, dá algumas dicas de como transportar seu filho em diferentes idades.
Embora o colo dos pais seja uma situação bastante confortável para o bebê e transmita uma falsa sensação de segurança, essa não é a melhor maneira de transportar o bebê. “Este é um grande equívoco, pois além do impacto da projeção que a criança pode sofrer, ainda há o risco de esmagamento causado pelo adulto que tem a criança no seu colo”, explica o pediatra.
Segundo as normas do COTRAN, órgão que regulamenta o trânsito no Brasil, até o primeiro ano de vida os bebês devem ser transportados em cadeirinhas de segurança do tipo bebê conforto. Esse dispositivo deve estar bem preso pelo cinto de segurança e de costas para o movimento do carro. Acompanhe mais informações sobre o tema amanhã e na sexta-feira.