Segundo filho: defina limites ao ciúme

Na série “Segundo filho”, estamos conhecendo os problemas e o planejamento psicológico que a mamãe e a família têm pela frente quando a decisão de ter um segundo filho é tomada. As informações e o conteúdo original desta série foram publicados no Anuário Caras do Bebê, produzido por profissionais da Pro Matre Paulista.

Os pais precisam ter muito claro que acolher o ciúme do mais velho não significa permitir que ele faça tudo o que quer. Limites sempre vão ser necessários para as crianças, especialmente quando seus comportamentos colocarem em risco a si mesmo ou ao bebê. No entanto, os pais devem colocar as regras de maneira firme, porém afetuosa, sem castigos ou punições severas que podem gerar no filho mais velho um sentimento de raiva e frustração em relação ao caçula.

“Os pais precisam entender que essa é uma nova fase na vida da família e que todos precisarão se adaptar a ela, inclusive eles mesmos. Dessa forma, precisam estabelecer rotinas que os permitam se dedicar a todos os filhos da mesma forma, dividindo entre eles não o amor e o afeto, mas sim a atenção nos momentos em cada um mais precisar”, conclui a psicóloga Flavia Carnielli.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo