Terapias integrativas no tratamento da endometriose

A endometriose afeta cerca de 10% a 20% das mulheres em idade reprodutiva e pode causar um grande impacto na qualidade de vida, por causa de sintomas como as fortes dores, o cansaço crônico, a dor de profundidade durante a relação sexual, o inchaço abdominal e as mudanças nos padrões urinários e intestinais. Também é uma das principais causas de infertilidade, mais um motivo para gerar estresse e ansiedade.

O tratamento da doença pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Algumas terapias complementares, como acupuntura, atividade física e mudanças na alimentação, ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da paciente com endometriose. Elas também podem ser aliadas em caso de infertilidade e durante o tratamento de reprodução assistida.

Nutrição

Sabe-se que a endometriose é, muitas vezes, associada à expressão: doença da mulher moderna. Ela tem íntima relação com o estilo de vida. Pilares como alimentação/nutrição, sono reparador, atividade física orientada e controle do estresse parecem desempenhar fator protetor no desencadeamento ou piora do quadro de endometriose.

E mesmo em casos severos, esses pilares bem ajustados podem ser aliados no tratamento da endometriose, atuando de maneira complementar aos medicamentos ou cirurgia.

Para combater a inflamação e a dor causadas pela endometriose, o ideal é ter uma dieta balanceada e consumir alimentos de alta densidade nutricional, ricos em vitaminas e minerais.

De maneira geral, a recomendação é evitar alimentos industrializados, com conservantes, corantes, acidulantes, agrotóxicos, açúcares refinados, farináceos, assim como evitar o excesso de carne vermelha.

Alimentos que devem ser evitados

– Frituras e alimentos ricos em gorduras trans
– Carne vermelha
– Glúten
– Álcool
– Cafeína

Alimentos liberados

– Fibras encontradas em frutas, vegetais, legumes e grãos integrais;
– Ferro encontrado em folhas verde escuras, brócolis, feijão, nozes e sementes;
– Ácidos graxos essenciais, encontrados em salmão, truta, nozes, chia e linhaça;
– Antioxidantes, encontrados em frutas e vegetais coloridos, como laranja, espinafre, beterraba, chocolate amargo e frutas vermelhas.

Exercício Físico

O exercício físico é sempre benéfico para a saúde e, no caso da endometriose, é um grande aliado no tratamento, aumentando a sensação de bem-estar. Isso acontece porque, durante a atividade física, ocorre a liberação de endorfina, a aceleração do metabolismo, o fortalecimento do sistema imunológico e a regulação dos níveis de estrogênio, hormônio responsável pelo engrossamento do endométrio nos ciclos menstruais.

Conheça os principais benefícios da atividade física para a mulher com endometriose:
– Alívio da dor
– Efeito anti-inflamatório e vasodilatador
– Melhora no humor
– Regulação do intestino

Acupuntura

A acupuntura é muito utilizada para o tratamento de dores em geral. Pode promover redução significativa da dor pélvica e melhora na qualidade de vida da paciente com endometriose, além de trazer benefícios emocionais, aliviando a ansiedade e o estresse que geralmente estão relacionados à doença.

Centro de Saúde da Mulher

 O Centro de Saúde da Mulher da Pro Matre tem o objetivo de atender integralmente a mulher, de maneira multiprofissional, em todas as fases de sua vida. Nossos profissionais procuram cuidar das pacientes levando em consideração os principais pilares da qualidade de vida.

Serviços oferecidos:

– Nutrição e nutrologia
– Psicologia e psiquiatria
– Meditação 
– Fisioterapia pélvica
– Acupuntura

 

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo