Toda mulher fica com barriga após o parto: mito ou verdade?
Verdade. Esta é uma condição comum a quase todas as mulheres, que diminui com o tempo. Logo nos primeiros dias, muitas mulheres ficam preocupadas com sua barriga, que que muitas vezes parece ainda abrigar um bebê lá dentro. Um recurso simples é a cinta, mas é fundamental pedir a orientação de seu médico sobre o uso, pois nem todos apóiam o uso. O ginecologista e obstetra Dr. Mauro Grynszpan, da Pro Matre Paulista, por exemplo, recomenda. “Normalmente, a mulher sente mais firmeza com a cinta, mas ela só deve ser usada nos primeiros sete ou dez dias após o parto. Depois disso, não tem muita função”, opina o médico.
Outra medida interessante para assegurar a boa forma após a gestação é valer-se dos recursos de estética recomendados para grávidas, como drenagem linfática, que ajuda a reduzir o inchaço, e o uso de meias de compressão, evitando o surgimento de varizes. “No caso da drenagem, restringir os movimentos às costas e pernas, não fazendo na barriga.”
A retomada da atividade física, segundo Dr. Mauro, tem outro benefício, além da estética. “Ao se exercitar, a mulher produz endorfina, uma substância que vai trazer sensação de prazer e bem estar, ajudando a aumentar sua auto-estima e combatendo os efeitos da depressão pós-parto, tão comum nas mulheres”, conclui o médico.