As meninas estão menstruando mais cedo, o que a menstruação precoce pode significar?

Recentemente, um novo estudo feito pela JAMA Network Open, apontou que a idade em que as meninas estão menstruando pela primeira vez caiu para 11,9 anos, uma significativa diferença entre as garotas que nasceram entre 1950 e 1969, que menstruavam, em média, aos 12,5 anos. Entenda o que a menstruação precoce pode significar para as garotas.

Por que isto vem acontecendo?

Alguns pontos foram destacados pela pesquisa para justificar a menarca precoce. A obesidade infantil aparece como um dos primeiros, apontando que o aumento de massa corporal durante a infância pode explicar cerca de 46% dos casos de menstruação precoce. Os quilos a mais podem influenciar os hormônios que produzem um aceleramento do início da puberdade.

Outros fatores são o ambiente familiar no qual a garota vive, estresse na infância e mudanças alimentares, exposição a substâncias químicas presentes em plásticos e outros produtos e o nível de atividade física.

Situação econômica também é fator determinante. A pesquisa apontou que, meninas com menor acesso a alimentação saudável e saúde de qualidade, estão mais suscetíveis a menstruação precoce.

Há algum perigo para a saúde dessas meninas?

O estudo destaca alguns comprometimentos de saúde relacionados à primeira menstruação precoce, entre os principais estão o risco maior de desenvolvimento de doenças cardiovasculares na vida adulta, possível aumento no risco de doenças metabólicas, como a diabetes tipo 2 e aumento na propensão a alguns tipos de câncer.

O que pode ser feito?

Helga Marquesini, ginecologista e obstetra da Pro Matre Paulista, concedeu entrevista à Veja, onde explicou alguns pontos essenciais para se estar atento: observar as transformações do corpo feminino, nos primeiros sinais da puberdade; meninas que menstruam mais cedo podem também lidar antes com problemas emocionais e sociais, e é importante estar de olho nisto para oferecer apoio.

“O importante é se mostrar aberto ao diálogo para que seja possível detectar esses fatores de alteração de saúde mental, mesmo que não seja fácil, porque também é um momento de muita mudança de como a pessoa se insere contexto social”, explicou a doutora.

O mais importante é prezar pela saúde física e mental das meninas, as apoiando e mantendo-as bem-informadas.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo