Dificuldade para engravidar pode ter mais de uma causa: mito ou verdade?
Verdade. O aconselhamento genético é um tipo de investigação médica para casais com dificuldade de engravidar, históricos de aborto ou com casos de síndromes genéticas ou cromossômicas na família. Segundo o Dr. Guilherme Loureiro Fernandes, da Pro Matre Paulista, problemas de diversas origens são investigados nesse processo – infecciosas, imunológicas, aloimunológicas, hormonais, genéticas, cromossômicas, entre outras.
Antes da bateria de exames, a procura começa com uma conversa com o casal sobre o histórico familiar e os detalhes da rotina de cada um. Dr. Guilherme enfatiza a importância da participação do homem nesse processo: “Quando o casal tem dificuldade de engravidar, as causas podem estar no homem, por isso é necessário que ele se submeta a alguns exames também. Há atividades profissionais que podem influenciar para a ocorrência ou não da gravidez”.
O processo de assessoramento gestacional segue até que todos os fatores que prejudicam a gravidez sejam eliminados. “Já cheguei a tratar de uma paciente que tinha treze causas diferentes. Foi preciso tratar uma a uma, até que ela reunisse condições de engravidar”, explica o Dr. Guilherme.
Acompanhe, ao longo desta semana, mais informações sobre o aconselhamento genético.