É verdade que massagem ajuda a aliviar a cólica do bebê?
Uma das coisas que mais deixam os pais de primeira viagem angustiados é ouvir o bebê chorar por causa de fortes cólicas. Esse sintoma é comum nos pequenos, pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda está se adaptando ao processo de digestão, e produz muitos gases. No primeiro post da série “Cólicas”, Dra. Edineia Vaciloto Lima, neonatologista da Pro Matre Paulista, dá uma dica de como aliviar essa dor.
Quando está com dor, dificilmente, o choro passará com o colinho dos pais. “É um choro mais agudo e irritado e o bebê costuma ficar com rosto bem vermelhinho ao mesmo tempo em que puxa e contrai as pernas”, explica a pediatra, em consultoria para o site Bolsa de Mulher.
Massagear a barriga do bebê pode ajudar a atenuar o sofrimento do pequeno. Para aplicar qualquer técnica de massagem, a mamãe deve permanecer muito calma para não aumentar a ansiedade do pequeno. Com as mãos quentinhas, ela deve fazer movimentos circulares no sentido horário da barriga do bebê. Ela deve ser filme, porém, nunca apertar demais. Quando o bebê ficar mais calmo, o ideal é alternar a massagem para um movimento de “pedalar” das perninhas.
Leia a matéria original aqui.
Fonte: Bolsa de Mulher